A autorização para que navios da frota de guerra do Irã atracassem no Rio de Janeiro não foi a única manifestação de “amizade” do governo brasileiro em relação aos iranianos. De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, a administração federal enviou representantes para participar, na última terça-feira (28), de uma cerimônia em alusão aos 120 anos de relações entre os dois países.
Poderia parecer apenas mais uma solenidade, se não fosse por um detalhe: ela foi realizada a bordo da fragata Iris Dena, justamente um dos dois navios militares iranianos ancorados no porto do Rio.
De acordo com o veículo, oficiais da Marinha e integrantes do Itamaraty participaram da celebração que, por sinal, não foi divulgada pelos canais do Ministério das Relações Exteriores.
Ainda segundo o jornal, a confraternização teria sido uma cerimônia reservada, restrita a diplomatas dos dois países, e com a orientação de que não fossem divulgadas fotos.
Desde o último dia 26 de fevereiro, dois navios da frota iraniana – o Iris Makran e o Iris Dena – estão no Brasil. O governo Lula (PT) autorizou que eles fiquem no país até este sábado (4).
A permanência das embarcações na costa brasileira, porém, tem causado um mal-estar na relação diplomática do Brasil com os Estados Unidos que atualmente impõem sanções ao Irã com a justificativa de que o país comete atos de terrorismo e violações aos Direitos Humanos.
Fonte: Agora Notícias Brasil
Postar um comentário